
Visão: Oferecer serviços de excelência em Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, onde consideramos como pressupostos pedagógicos os processos cognitivos, afetivos e sociais que permitem a aprendizagem de nossos educandos.
Missão: A escola tem a missão de aproveitar a capacidade das crianças de aprender para planejar situações de aprendizagem significativas, pelas quais se interessam e a partir delas, ampliar seus horizontes e interesses, onde são estimuladas a expressar suas ideias e opniões para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com nossa sociedade atual.
Justificativa: Buscando atender às necessidades de nossa comunidade, o Centro Educacional Larissa Fernandes, oferece os serviços de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, onde nosso trabalho pedagógico está voltado para criar um ambiente alfabetizador, no qual as crianças tenham a oportunidade de ampliar suas competências para estruturar seus pensamentos e otimizar sua capacidade de aprender, através de um contexto interdisciplinar e contextualizador na formação de seres humanos que têm a oportunidade de experimentar o mundo social e expressar seu modo particular de compreendê-los.
O Centro Educacional Larissa Fernandes, tem a certeza de que se preocupa e contribui para a formação de nossos educandos desempenharem o papel de cidadãos formadores de opinão crítica e de atitudes cooperativas.
O desenvolvimento da criança dá-se a partir do conhecimento de si mesma e do ambiente em que vive, daí a importância da participação da familia e escola para estimular e fortalecer os valores de cidadania, pois quanto mais sólida, as suas bases, maiores serão as possibilidades de adequação à sociedade.
Objetivos dos Níveis de Ensino
Educação Infantil: Ensinar e aprender para expormos os fundamentos do trabalho, destacando o papel dos conhecimentos prévios dos alunos, a importância do lúdico e a aprendizagem de procedimentos relacionados à vida de um estudante.
O trabalho pedagógico voltado para este segmento está fundamentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, onde encontramos as diretrizes que apontam que as crianças aprendem a selecionar, assimilar, interpretar, conferir, testar, reformular, surpreender-se, intuir, estimar, explicar e comunicar, ou seja, a expressar suas ideias e opiniões, participando, de forma ativa, de seu processo de aprendizagem.
Ensino Fundamental I: Construir uma forma de aprendizado preocupada com o aspecto cognitivo, entendido com construção e não de cumulação de conhecimentos mediante articulação de ideias representativa do estudante.
Estes eixos constituem a mola-mestra do nosso trabalho, que busca explicar a realidade social mediante o estudo dos temas propostos, possibilitando a análise à prática da cidadania para a formação de alunos com senso crítico em relação à realidade que o cerca. Juntamente a isso, pretendemos desenvolver múltiplas habilidades cognitivas, enfatizando o respeito ao conhecimento que o aluno já traz para a sala de aula, fazendo com que deixe de ser um mero recptor passivo de conteúdos e passe a ser sujeito de sua aprendizagem.
Ensino Fundamental II: Proporcionar ao aluno a chance de estabelecer um encadeamento lógico dos conceitos sistemáticos, a fim de promover a aprendizagem por meio de questionamentos sobre o conteúdo e seus diferentes modos de resolução.
Educar para a cidadania global, onde significa formar seres capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo e interdependente, utilizando os instrumentos significativos para desenvolver uma consciência de fraternidade, de solidariedade e a compreensão de que a evolução é individual e, ao mesmo tempo, coletiva, estimulando no aluno atitudes de valorização dos princípios com bases sólidas entre família e escola.